“Na pele e na memória - Alegrias e conflitos da tatuagem.”
Assim como o primeiro beijo, o primeiro emprego, a primeira namorada e a primeira “vez”, enfim, como toda primeira grande decisão que tomamos em nossas vidas, a primeira tatuagem também vem acompanhada de muita ansiedade, nervosismo e até um pouco de medo ou muito medo!!!. Há também um enorme desejo de conquista e realização das pessoas que querem tê-la, mas isto deve sempre vir acompanhado com uma carga extra de consciência e responsabilidade, e muita responsabilidade, além da vontade de vê-la ali em seu corpo pelo resto da sua existência.
Para muitas pessoas, o sonho da primeira tatuagem está a um passo, para outras, um pouco mais longe. Há pessoas que querem ter uma tatuagem, mas não têm o desenho, outras não têm a coragem, outras ainda não têm iniciativa e outras não fazem por dinheiro. Sim, não é só a decisão que as pessoas precisam tomar. São todos estes fatores juntos... atribuídos a um dose de paixão e coragem. A pessoa que quer fazer uma tatuagem deve ter consciência de que o desenho não vai mais sair de sua pele, a não ser com uma cirurgia e que, por conta disso, sua preocupação maior não deve ser em pechinchar preços, mas em procurar bons profissionais e bom estúdios para se tatuar. E mais uma vez ressaltando: as pessoas devem se lembrar que tatuagem não envolve apenas arte e estética, mas também saúde e bem estar, que podem ser muito comprometidos por um procedimento irresponsável ou um resultado ruim.
Na verdade é que não existe apenas uma boa razão pra as pessoas terem a sua tatuagem, existem várias, há desde a pessoas que fazem porque se sentem carentes e querem que olhem pra ela, à pessoas que fazem por puro modismo. Tem gente que não está nem aí pro que vai tatuar e escolhe na hora e outros que passam anos com o desenho pronto esperando o momento certo. Não existe regra, tem gente acha até que o barato é sentir a dor, ou que a tatuagem tem que ser grande ou que existe certos lugares específicos pra cada sexo, são muitos os pensamentos e loucuras que as pessoas têm em relação à tatuagem.
Realizar o desejo de se tornar um tatuado ou tatuada envolve muito mais do que aparentemente se imagina, é muito importante se pensar no que implicará, agora ou no futuro, o fato de ter uma tatuagem. Há quem não se importe com esta questão por um motivo ideológico ou por ter feito uma escolha de vida que lhe permita pensar assim, mas o fato é que, infelizmente, a tatuagem ainda é motivo de discriminação e isso deve ser pesado, sim, e com muita responsabilidade. Para determinadas carreiras, isso não faz diferença, pra outras é certo que vai haver descriminação. É interessante que as pessoas que querem se tatuar esperem pelo menos até completarem dezoito a vinte e poucos anos de idade, pois nossa cabeça muda muito, muito mesmo antes disso. Conheço muitas pessoas que se arrependeram da primeira tatuagem, ou que a vida tomou muitas outras vertentes e hoje não fariam mais aquele desenho. Eu mesma pretendo cobrir a minha primeira tatuagem, que fiz aos vinte anos, não que eu não goste do desenho, nem que eu tenha me arrependido, (bem arrependida não estou, pois depois da primeira já surgiram mais sete e ainda pretendo fazer outras), mas hoje vejo que não foi boa a escolha de desenho. E o recado que fica para quem está prestes a realizar seu sonho é: "Faça sua tatuagem do jeito que você quiser, mas faça valer a pena, não para os outros, mas para você!!!!!"
Agora ....
Hoje em dia a tatuagem está na moda ... e com isso anda fazendo a cabeça de muita gente.
Por eu ser apaixonada por tatuagens e afins, sempre me pego lendo artigos, fofocas e tudo sobre o gênero e descobri que no mundo artístico isso virou febre e discreta ou não, a body art adota vários significados e formatos, fazendo sucesso entre os artistas. Fazer uma tatuagem é a estratégia utilizada por muitas celebridades para superar um rompimento como, por exemplo, a cantora Rihanna, que logo depois da polêmica briga com o então namorado Chris Brown, tatuou uma arma nas costas, se bem que seria melhor ele andar com uma arma de verdade na bolsa, pois com um namorado desse nunca sabe o que pode acontecer. Mas voltando na famosa tatuagem, algumas pessoas acharam o desenho violento, outras aprovaram a arte, mas um fato é certo: a tatuagem está cada vez mais presente nas peles das celebridades.
Muitos desses famosos expressam a fé em partes do corpo. As atrizes Deborah Secco e Ísis Valverde adotaram frases bíblicas. Ísis tem escrito em latim na nuca: "O Senhor é meu pastor". Já Deborah reforçou sua espiritualidade com "Livrai-me de todo o mal. Amém" nas costas.
Agora existem os “apaixonados” como a intérprete de Gabrielle Solis na série "Desperate Housewives" que ostenta a palavra "Nine" (em português, nove) no pescoço, que remete ao número da camisa de seu marido, o jogador de basquete Tony Parker. Mas o melhor dessas historias de amor que se revelam em tatuagens são quando o amor acaba como o da atriz Alessandra Negrini que foi criativa na solução de esconder a tatuagem que carregava em seu ombro direito. O nome do ex-marido, o cantor Otto, foi transformado na palavra "Amor". Já Viviane Araújo rainha de bateria do Salgueiro não escondeu as marcas causadas pelo tratamento a laser para apagar o nome do ex-namorado, o cantor Belo, do antebraço direito e deixou o coração falar mais alto, mais uma vez: tatuou o nome do atual, o jogador de futebol Radamés, no pescoço. (bem que dizem errar é humano, mas persistir no erro é burrice, e coloque burrice nisso!).
Neste mundo de famosos, eles sempre querem chamar a atenção e de qualquer forma, não importa o estilo, não importa o lugar. Mais aidna há os que são realmente amantes da arte e que possuem bem mais do que desenhos discretos no corpo, exemplos disso é o jogador de futebol David Beckham tem o braço fechado e diversos desenhos espalhados pelo corpo: nas costas, na barriga e até no bumbum. Temos ainda a polêmica Amy Winehouse é outra adepta das agulhas com tinta e exibe mais de 15 desenhos pelo corpo, entre eles muitas pin-ups, revelando o estilo preferido da cantora. No Brasil, um dos exemplos mais forte entre as mulheres é a VJ Penélope Nova, que tem mais de 25 tatuagens e declarou que pretende fazer mais e mais... Tudo pela paixão!
E pra finalizar volto a dizer: “Faça sua tatuagem do jeito que você quiser, mas faça valer a pena, não para os outros, mas para você!!!!!".
Áurea Ruivo.
hummmm... menor né... kkk...
ResponderExcluiraiaiaiaiiiiiiii..... hummm... será!?!
ResponderExcluir