MoMeNToS...


Existem momentos em nossas vidas que o maior desejo é sumir... esquecer os problemas, mudar de cidade, fazer somentes coisas novas....

Infelizmente não podemos fazer isso, e temos que enfrentar as situações adversas de nossa vida.

Amar, sorrir, cantar, dançar... são coisas que esquecemos de fazer neste turbilhão de coisas que a nossa vida enfrenta no dia-a-dia.

Esquecemos de viver as coisas simples da vida, contemplar a beleza da nossa existência, a beleza das árvores, das nuvens, do canto dos pássaros... enfim de contemplar a existência divina.

Amigos são essenciais para que sejamos felizes, cultiva-los é necessário para continuarmos nesta estrada de obstáculos e percalços, e para aprendermos a superá-los.

Podemos ter a pretensão de que nada do que pensamos possa dar errado. Muitas vezes, acreditamos cegamente que todos os nossos planos vão se cumprir como desejamos. Projetamos nossa vida profissional imaginando que logo após o término da faculdade conseguiremos um bom emprego, mas na verdade estamos errados, aprendi que logo que terminamos a faculdade não somos recém formados, mas sim mais um na estatística de desempregados.

Achamos e, por vezes, julgamos que as dificuldades enfrentadas por outras pessoas, como o desemprego, as desilusões ou qualquer outro fato que as tenha feito se sentir frustradas, são resultados de suas próprias falhas. Mas muitas são as vezes que não foi uma própria falha, mas sim resultados e consequências que a vida nos propos.

Com o decorrer da nossa própria existência, vamos percebendo que infelizmente não temos o controle das coisas nem a onisciência de que gostaríamos. Ao sairmos para um passeio, imaginamos acessar uma determinada rota, calculamos o tempo, estabelecemos as possíveis paradas para descanso, estimamos o horário de chegada, e tudo mais. Fazemos tudo como se nada pudesse sair errado; entretanto, se alguma coisa não acontecer como havíamos planejado, não desistiremos do passeio. Ao contrário, pensaremos rapidamente numa alternativa para que seja possível cumprir o que nos propusemos a realizar. Ter em mente um objetivo a ser cumprido ajuda a nos preparar para as possíveis mudanças e inesperadas adaptações aos planos.

Assim temos que ser no nosso dia-a-dia, nos moldar a vida, nos adaptar aos fatos que não esperavamos, nos ajustar ao mundo, que gira e que nunca para. E do mesmo modo que não desistimos de nossos passeios por conta de um contratempo, como uma chuva inesperada, da mesma forma não devemos desistir dos nossos projetos de vida. Ainda que as situações adversas possam levantar barreiras de dificuldades, elas não têm o poder de apagar os nossos planos e projetos. Afinal, sabemos que os desafios que teremos de enfrentar, não se comparam às alegrias que sentiremos ao superá-los. Entendendo que não estamos imunes aos erros, aprendamos, assim, a ser lentos em julgar e ávidos por auxiliar aos que enfrentam dificuldades, com palavras e atitudes de conforto.

Áurea Ruivo


"A vida revela-se ao mundo como uma alegria. Há alegria no jogo eternamente variado dos seus matizes, na música das suas vozes, na dança dos seus movimentos. A morte não pode ser verdade enquanto não desaparecer a alegria do coração do ser humano." (Rabindranath Tagore)

0 comentários:

Postar um comentário